|
PEDREIRA
Porta de entrada do Circuito Turístico das Águas, Pedreira foi criada no ano de 1896, e está situada às margens do Rio Jaguari, possuindo pouco mais de 38 mil habitantes.
Sua principal atração é a sua produção e comércio de louças, porcelanas e vidros, tendo nada mais nada menos que cerca de 250 estabelecimentos especializados.
Na área de turismo rural a cidade também conta coma vasta estrutura, que vem lhe propiciando um aumento significativo do fluxo turístico nesta especialidade.
Também vale a pena conhecer a sua produção artesanal de vinhos, licores e doces.
Pedreira está numa localização privilegiava, muito próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos, principal corredor de exportação Brasileiro e se torna relevante destacar sua também proximidade com a cidade de Campinas, não se constituindo, no entanto, em simples prolongamento dessa cidade, condições que afasta Pedreira das altas concentrações populacionais, poluição e congestionamentos urbanos.
Pedreira, além de ser a porta de entrada para as principais cidades do circuito das águas paulista, oferece também condições ambientais e de lazer essenciais para atividades voltadas à pesquisa e a processos de alto valor de transformação.
Situada a 33 quilômetros da sua vizinha Campinas, Pedreira tem uma área territorial de 110 km2 e sua sede situa-se a uma altitude de 590 metros acima do nível do mar.
Para maiores detalhes, bibliográficos, históricos, demográficos e turísticos, aconselhamos visualizar o Volume 4 do Compêndio Cone Leste Paulista "Região Bragantina" que se encontra disponível para download na "Nossa Biblioteca".
|