Rota da Fé - Danças |
CORTEJOS
Boizinhos
Os boizinhos aparecem em várias regiões do Estado de São Paulo. Algumas de suas expressões merecem destaque especial. O Boizinho de Ubatuba é acompanhado por instrumentos de percussão e de corda; as "Carreiras de Boi" que animam as ruas de Porto Ferreira e o monumental "Boitatá" de Iguape, com quase 10 metros de comprimento, que arrasta caiçaras e turistas, durante horas, pelas ruas da cidade.
Entradas
As entradas são grandes cortejos com carros de bois, charretes, troles, tico-ticos, carroças, carruagens, cavaleiros e grupos folclóricos com que se celebram aberturas ou o inicio do dia principal de algumas de nossas festas no estado de São Paulo. Por exemplo, a Entrada dos Palmitos em Mogi das Cruzes, lembra hoje a farta distribuição de palmitos na abertura da Festa do Divino, quando este era farto na região; a Procissão dos Carroceiros em São Bernardo do Campo, que lembra a forma como os antigos carvoeiros, lenhadores e a comunidade em geral celebrava, com suas carroças e carretões, Nossa Senhora da Boa Viagem; como a Entrada dos Carros de Bois, em Itu; ou como a Entrada das Carroças de Lenha/São João Batista em Laranjal.
Cabeções
Santana do Parnaíba, é hoje, no Estado de São Paulo o último reduto deste festejo (Cabeções ou Cabeçorras). Pela desproporcionalidade que provocam sempre merecem a atenção das populações. Isto se dá porque quem as carrega geralmente são pessoas de pequena estatura, se assemelhando a anões com grandes cabeças, sendo este o seu traço fundamental. Confeccionadas com a técnica do empapelamento, com grande diversidade de personagens, animam o carnaval da cidade, bem como outros desfiles e festejos populares, sempre associadas aos bonecos que embora gigantes, pela desproporcionalidade, entre o corpo e a cabeça, parecem anões.
Para mais detalhes consulte nossos Compêndios: Nossa Biblioteca
|
Informar para educar - Educar para formar - Formar para transformar
Produzir um site dirigido á educação do cidadão demanda muitos recursos e os leitores são essenciais para garantir
que esse trabalho de qualidade continue existindo. Apoie a Gazeta!
CONTE-NOS COMO PODEMOS MELHORAR > Fale conosco
site atualizado em 01-02-2022
GAZETAVALEPARAIBANA-2007