São José dos Campos - SP - Brasil

HOMEBIBLIOTECATURISMOFOLGUEDOSLEISNOVOS autoresVOLUNTARIOSFale conioscoCONTRIBUA

          Circuito das Águas

 

 - O que é água mineral?

 

- Águas Pedreira

 

- Águas de Lindóia

 

- Amparo

- Monte Alegre do Sul

- Serra Negra

- Socorro

- Campos do Jordão

- Santo António do Pinhal

- São Bento do Sapucaí

 

Circuito Paulista das Águas

 Serra da Mantiqueira

 

Quase no finalzinho da Serra da Mantiqueira, no noroeste do Estado de São Paulo, serra esta, cujo nome tem sua origem indígena "Mann + Tiqueira" que no tupy significa "Águas que vertem" o que não deixa de ser uma realidade, pois nela existem inúmeras nascentes de água, rios e riachos. Assim, abriga. também. numerosas fontes de águas minerais, não só no noroeste do Estado, como inclusive na parte Leste, na Região Serrana da Mantiqueira.

 

Na parte Noroeste do Estado, cidades como Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro já têm o seu nome ligado a água mineral. No entanto, outras cidades apresentam fontes naturais de grande qualidade, tais como São Bento do Sapucaí, Santo António do Pinhal, Campos do Jordão, entre outras, na parte Leste do Estado, ao sul de Minas Gerais, fazendo divisa com o Vale do Paraíba Paulista.

 

Águas de Lindóia é a cidade mais conhecida que tem seu nome ligado a águas termais, descobertas no ano de 1916 pelo médico italiano, Dr. Francisco Tozzi, e que levou seu nome a todas as partes do mundo.
 

A poucos quilômetros de Águas de Lindóia encontramos Lindóia, outra cidade conhecida por suas termas e por suas águas minerais que levaram seu nome a todo o país. Lá podemos assistir ao processo de engarrafamento da água mineral que leva o seu nome, além de conhecer sua região rica em natureza.

 

Mais à frente, encontraremos Serra Negra região de muitas fonte de água naturais, distribuídas por seu território, tais como: Brunhara, Santo Agostinho, Santa Luzia, São Luiz e Nossa Senhora de Lourdes, que se têm como as mais procuradas.

 

Monte Alegre do Sul é a típica cidade pacata de interior e a Cachoeira Falcão é uma de suas maiores atrações, assim como a Fonte Girard, em estilo neocolonial. Outras como A Fonte Bom Jesus e a Fonte da Índia, completam seu quadro de águas medicinais.

 

As cidades de Amparo e Pedreira, recentemente incluídas no circuito, também oferecem ótimas fontes e atrações. Entre as duas cidades localiza-se a "Reserva Ecológica Mundão das Trilhas", onde é possível navegar pelo Rio Camanducaia e conhecer antigas trincheiras e trilhas da revolução de 1932. A cidade também nos apresenta muita história.

 

Mais a Oeste situa-se Jaguariúna, tem na pesca um de seus maiores atrativos, que possui diversos pesqueiros de ótima qualidade, formados por lagos de minas naturais.

 

Depois, já na Região Serrana da Mantiqueira encontramos, Gonçalves (MG), Campos do Jordão, Santo António do Pinhal, São Bento do Sapucaí, entre outras no pé da Serra, cujo clima e atrações são imperdíveis.

 

Clicando no menu lateral poderemos obter dados mais completos de cada cidade e, maiores detalhes sobre suas águas e suas principais atrações. 

 

Mais dados sobre turismo e cidades visite nossa biblioteca/Volumes: 1-2-3-4-5

 

Informar para educar - Educar para formar - Formar para transformar

Produzir um site dirigido á educação do cidadão demanda muitos recursos e os leitores são essenciais para garantir

que esse trabalho de qualidade continue existindo. Apoie a Gazeta!

CONTE-NOS COMO PODEMOS MELHORAR > Fale conosco

site atualizado em 1-2-2022

PRIVACIDADE

GAZETAVALEPARAIBANA-2007